Análise do livro de Truman Capote


Não é resenha, é uma análise, portanto HÁ SPOILERS!

Bonequinha de Luxo é um livro escrito por Truman Capote, que foi publicado em 1958. O título muito famoso também nome dado à clássica adaptação cinematográfica, protagonizada pela brilhante Audrey Hepburn em 1961.

Para uma obra do final da década de 50, os assuntos abordados são grandes tabus dentro de uma sociedade conservadora, afinal, conta a história de Holly Golightly, uma prostituta que quer viver a vida da melhor forma que puder. Sendo a prostituição um estigma social, imaginem o que é produzir um livro cuja personagem principal dá destaque a isso… Por ter uma beleza difícil de ignorar ela aproveita dos homens para conseguir o que deseja.

Resultado de imagem para bonequinha de luxo
imagem do filme, 1961

Acima de todas as coisas Bonequinha de Luxo é um livro sobre liberdade e a forma como Holly, empoderada e muito dona de si, busca por isso. É ambiciosa, que ser casar como um homem rico, ser famosa em Hollywood e fazer suas boas compras no Tiffany’s, loja que representa muito mais do que um lugar de sofisticação e ambição da personagem: é um lugar no qual ela consegue fugir de todos os seus problemas.

Numa época ultraconservadora, a protagonista quebra vários paradigmas femininos. É uma mulher independente, que busca pelos próprios objetivos e vive da forma que bem entende. Quer ser um espírito livre, poisa sabe ninguém pode pertencer a ninguém, apesar de que, paradoxalmente, ainda busca seu lugar no mundo. Essa liberdade é tão importante para Holly e tão frisada no livro, que até o gato com quem divide um apartamento só há de possuir um nome quando ela descobrir se eles se completam e/ou se pertencem de verdade.

Resultado de imagem para bonequinha de luxo
imagem do filme, 1961

Ela é uma mulher que não quer se habituar a nada e a ninguém, quer descobrir o mundo e fazer coisas que nunca pôde antes. Na verdade, foi assim desde sempre. Indo mais para o final do livro descobrimos sobre o passado de Holly, que, na verdade, se chama Lula Mae. Ela abandonou sua casa e sua estabilidade com marido e enteados para buscar aquilo que deseja, conquistar seu lugar no mundo — sozinha e independente. Precisava ir atrás da única coisa que não podia abrir mão: liberdade. Seu desejo de casar com um homem rico é apenas para ter acesso àquilo que sempre sonhou.

Nada inocente e longe de ser o sexo frágil, Holly se faz uma mulher extremamente empoderada e dona de si; sem a menor vergonha de como ganha a vida (inclusive promove festas para seus acompanhantes). Uma pessoas destemida, mas amedrontada pela prisão que relacionamentos podem significar.

Resultado de imagem para bonequinha de luxo
semblante sereno de quem é um mulherão da porra

É impossível pensar nesse livro sem nos remeter à Audrey Hepburn que tão bem desempenhou o papel da protagonista e conquistou o coraçãozinho de todo mundo com uma personagem tão maravilhosa!

De brinde, essa mulher maravilhosa cantando ❤


Mare

Anúncios