Talvez você não precise escolher alguma coisa


É estranho pensar em “nada” e considerar isso algo bom. Sempre queremos algo, sempre queremos ter tudo, então como o nada pode ser melhor que muita coisa?
Nós nos esquecemos de que muitas das coisas que não gostamos de ser/ter/fazer são por pura opção nossa… porque não lembramos de optar pelo “nada”. Tomamos decisões ruins porque acreditamos ter que escolher alguma coisa, quando coisa nenhuma é a nossa melhor opção.
É o que eu venho dizendo a mim mesma ao longo dos anos.

Nada é melhor que muita coisa.

Às vezes, não se encaixar em nenhum grupo é melhor do que ser “aceito” em algum lugar por obrigação; ou melhor do que estar num lugar que você não gosta muito, mas continua ali porque acha que precisa ou merece estar. Ser você mesmo é sempre a melhor escolha, seja honesto.
Talvez, não conseguir ser como as outras pessoas é sua melhor qualidade e você não precisa mudar isso. Existe um quê de autoafirmação, principalmente quando somos jovens, que necessitamos provar que somos bons, que temos um grupo, que temos amigos de verdade. Nessa época, quando as certezas são poucas, mas você precisa passar a imagem de que você é bom o suficiente, é quando nos sentimos mais sós.
A solidão de não poder ser você de verdade, porque as pessoas com quem você está não querem que você seja você.
Ninguém quer estar sozinho, mas às vezes estar sozinho é sua melhor opção.

Nada é melhor que muita coisa.

Às vezes, estar em nenhuma relação é melhor do que estar em uma ruim. Tem gente que se preocupa muito em querer arrumar um namoradinho(a) ou um melhor amigo(a) a todo custo. Talvez estar sozinho, se amar antes de querer amar alguém, é o melhor. Você precisa ter um relacionamento sério consigo mesmo! Assim, você aprende a valorizar quem é e não vai aceitar um relacionamento que te prejudique.
Aquela história de que quando você aprende a se amar você ama o próximo melhor é real!
Se preocupe mais em amar a si mesmo do que estar desesperado para entrar numa relação, talvez você nem esteja pronto para um.
Não aceita uma relação ruim, uma que te faça mal, que não seja recíproca. Nesse caso estar sozinho também é sua melhor opção.
Curtir a si mesmo não é problema nenhum, também é felicidade! Seja feliz consigo mesmo.

Nada é melhor que muita coisa.

Às vezes, não decidir qual curso você quer fazer quando acabar o ensino médio é melhor do que escolher qualquer um, ou cursar aquele-para-o-qual-sua-nota-deu. Você não tem que escolher sua vida toda no último dia de aula do colégio, não tem que saber as respostas logo de cara!
Entendo perfeitamente que existe uma pressão absurda para que saibamos quem somos e o que queremos. Uma chantagem emocional constante sobre sermos bem sucedidos logo aos vinte e poucos. E isso é um grande absurdo!
Escolher não fazer nada no lugar de fazer/ser algo que você não quer é melhor do que perder tempo e o gosto pelo estudo. As pessoas quem devem decidir o que é melhor para si mesma. Cada um tem seu cada um. Não é porque o primo do vizinho da sua madrinha tem casa, carro e um emprego maravilhoso com renda mensal de 4 dígitos gordos com menos de 30 anos, que você vai conseguir ser feliz nesse mesmo rumo. No fundo, as pessoas só querem ser bem sucedidas, elas não se importam muito como.
Os padrões do que devemos ser aos vinte e poucos são moldes vazios que quase ninguém quer ou compreende. E não tem problema nenhum nisso! Algumas pessoas que estão entendendo a vida de forma errada.
Não é culpa sua não ter se decidido ainda. As pessoas quem devem parar de achar que sabem o que é melhor para você. Faça suas escolhas, erre por conta própria, tente de novo e de novo e de novo. Viva sua vida.


Devemos escolher o “nada” até estarmos prontos para avançar para “alguma coisa”. Evitaremos escolhas erradas, aprenderemos mais sobre nós mesmos.
Não escolher também é uma opção!

Não é sobre fugir, ficar para sempre na defensiva… é saber que você não precisa manter uma escolha que não te agrada só porque você acha que tem que escolher algo. Não é sobre ficar inerte na vida, é apenas saber que você precisa considerar melhor suas opções.

#BEDA20


Queria muito mesmo agradecer todo o carinho que eu tenho recebido com esse BEDA e meus textos, tanto aqui quanto no Medium (me segue lá se ainda não seguiu: marealvares) ❤
Mare

Anúncios